08:38 Unknown 0 Comentarios



16/09/2011 00h02 - Atualizado em 16/09/2011 00h02

Faltam 1.000 dias: o quebra-cabeça de Mano e o calendário até 2014

Técnico já convocou 72 jogadores para a Seleção e teve sete vitórias em 15 jogos. Veja tudo que vai rolar no futebol mundial até a abertura da Copa

Por Márcio Iannacca e Thiago DiasRio de Janeiro

ilustração 1000 dias pra copa (Foto: arte esporte)
A 1.000 dias da Copa do Mundo de 2014, Mano Menezes já tem uma ideia do que pretende ver na competição em casa. Uma Seleção ofensiva, ora com três atacantes, ora com dois e dois homens de armação no meio-campo. A base está pronta. Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva... Nomes que têm tudo para se garantir no torneio que será disputado no Brasil. Falta um pouco mais de entrosamento e confiança para o time ter sucesso no Mundial, mas a espinha dorsal está formada. Com apenas dois torneios oficiais pela frente (Olimpíadas e Copa das Confederações), o treinador terá que observar bem os adversários. Para ajudá-lo, o GLOBOESPORTE.COM levantou todas as partidas internacionais já marcadas pela Fifa até o pontapé inicial de 12 de junho de 2014.
Desde que foi contratado pela CBF, Mano já fez 11 convocações e listou 72 jogadores. Um dado que chama a atenção é que o número de atletas que atuam no exterior é pouco maior dos que jogam no futebol brasileiro. Dos nomes lembrados, 38 são "estrangeiros" e 34 defendem clubes locais. Os destaques ficam por conta de Paulo Henrique Ganso e Neymar, ambos do Santos, e Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo.
Mas não são apenas os números das convocações de Mano que chamam a atenção. Pode-se dizer que o comandante tem os seus homens de confiança. O goleiro Julio César, o lateral-direito Daniel Alves, os zagueiros Lúcio, Thiago Silva e David Luiz, os volantes Lucas Leiva e Elias, o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Neymar são atletas que dificilmente não chegarão à Copa de 2014 no elenco canarinho.
- A Seleção vai caminhando. As coisas também vão começando a sair do chão. Para tranquilizar o torcedor brasileiro de que é aquilo mesmo, que não é mera teoria. Temos de passar por isso (preparação) com tranquilidade e com lucidez porque tenho certeza que quando expirar o nosso prazo final vamos estar preparados como devemos - disse o treinador, logo após o empate por 0 a 0 com a Argentina, em Córdoba, pelo Superclássico das Américas.
lista convocados Mano Menezes (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Um caso à parte é Ronaldinho Gaúcho. Apesar de ter dito que espera contar com o meia até o Mundial, Mano quer que o jogador continue apresentando no Flamengo as mesmas atuações das últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. Com o nível mantido, R10 também se tornará uma das peças-chave do comandante para a Copa no Brasil.
- O Ronaldinho melhorou bastante, mas sabemos que ele pode crescer mais. A Seleção pode significar a alavancada final de seu retorno ao Brasil - analisou o treinador.
Apesar de não participar das eliminatórias, a Seleção Brasileira terá muitos compromissos pela frente. Até o Mundial, que começa no dia 12 de junho de 2014, a equipe terá pelo menos mais 20 datas-Fifa. Em cada uma das semanas destinadas pela entidade máxima do futebol para os duelos entre os países, Mano Menezes poderá ter mais de um adversário. Além disso, se tudo correr bem com a edição 2011, o comandante poderá disputar o Superclássico das Américas em 2012 e 2013 (apenas jogadores que atuam no Brasil e na Argentina são convocados).
E antes da Copa, dois torneios de peso: as Olimpíadas de 2012, em Londres, e a Copa das Confederações, no próprio Brasil, em 2013. O primeiro torneio será com atletas da sub-23 com três jogadores acima dos 23 anos. Já a segunda competição servirá de teste para a Fifa e para o Comitê Organizador Local para a Copa que acontecerá um ano depois.
Em 2011, os adversários da Seleção já estão praticamente todos definidos. Após os duelos contra a Argentina, pelo Superclássico das Américas, nos dias 14, em Córdoba, e no dia 28, no Mangueirão, em Belém, o Brasil terá mais quatro amistosos. Em outubro, no dia 7, o adversário será a Costa Rica, em San José, e quatro dias depois, o México, em Torreón. No mês seguinte, o time canarinho vai encarar o Gabão, no dia 11, e provavelmente a Suíça.
Além de todo o calendário de 2011 definido, a Seleção tem a promessa de dois compromissos de peso em 2012. Itália e Espanha estão em negociação para encarar o Brasil na próxima temporada. A tendência é que um dos duelos seja no primeiro semestre. Também existe a promessa de um novo confronto nos Estados Unidos, mas sem adversário definido.
Até o momento, sob o comando de Mano Menezes, a Seleção Brasileira já disputou 15 partidas. Foram sete vitórias, cinco empates e três derrotas - Argentina (1 a 0, em Doha, no Qatar), França (1 a 0, em Paris) e Alemanha (3 a 2, em Stuttgart).
Mano também aproveitou para comentar as obras nos estádios da Copa. Na opinião do treinador, tudo está caminhando para ser entregue no prazo estipulado.
- Não gosto de dar opinião sobre aquilo que não tenho conhecimento de verdade. De longe estou vendo que algumas questões, talvez as mais importantes ligadas ao futebol, os estádios, começaram a sair do chão. Vamos ficando mais tranquilos em relação a isso porque a probabilidade de tudo ficar pronto no prazo vai aumentando. Mas precisamos avançar muito ainda, todos sabem. Temos problemas de ordem urbana e temos comparado isso com as visitas da Seleção a outros países. Acredito que com boa vontade e muita decisão, nós vamos chegar lá como é necessário que a gente chegue - disse o treinador, que pretende ter 90% do grupo para o Mundial de 2014 fechado até as Olimpíadas de 2012, em Londres.
espanha campeã final copa do mundo 2010 (Foto: Getty Images)Campeã do mundo, Espanha vai defender o título
da Eurocopa em 2012 (Foto: Getty Images)
E os adversários...
Enquanto o Brasil luta para ter adversários de respeito, os rivais têm competições de peso até a Copa de 2014. Os africanos terão duas Copas Africana das Nações pela frente. A primeira em 2012, em Guiné Bissau e no Gabão, e em 2014, na Líbia ou África do Sul (entre janeiro e fevereiro). Para esta última edição, as eliminatórias do Mundial no Brasil também vão classificar para o torneio do continente.
No continente europeu, antes das eliminatórias para o Mundial as seleções terão a Eurocopa em 2012, que será disputada na Ucrânia e na Polônia. Além disso, os países já têm amistosos importantes marcados, como Alemanha e França, em fevereiro do ano que vem.

0 comentários:

Pato e Thiago Silva garantem empate heroico para o Milan diante do Barça Milan sai na frente, cede virada, é dominado, mas consegue o pontinho fora de casa nos acréscimos do segundo tempo

08:34 Unknown 0 Comentarios


Barcelona, Espanha 
Com um gol no início e outro no final, o Milan arrancou um empate heroico diante do Barcelona, por 2 a 2, nesta terça-feira, na estreia de ambos no Grupo H da Liga dos Campeões. Após abrir o placar com 24 segundos de jogo graças a um golaço de Pato, o clube rossonero cedeu a virada e foi completamente dominado pelo rival que nem teve um Messi brilhante. Mas, aos 47 do segundo tempo, quando tudo caminhava para uma vitória apertada, mas não difícil, do clube catalão, o zagueiro Thiago Silva evitou o revés dos italianos e calou a torcida adversária no Camp Nou (assista no vídeo ao lado).
No outro jogo do grupo, o Viktoria Plzen, da República Tcheca, recebeu o BATE Borisov, da Bielorrússia, e ficou no empate: 1 a 1. Bakos, aos 46 do primeiro tempo, abriu o placar para os anfitriões, enquanto o brasileiro naturalizado russo Renan Bressan igualou para os visitantes aos 24 do segundo tempo.
David Villa e Thiago Silva no jogo entre Barcelona e Milan (Foto: Reuters)David Villa, que marcou o segundo gol do Barça, disputa jogada com Thiago Silva (Foto: Reuters)
Gol relâmpago de Pato
Com dez jogadores que foram titulares na final da Liga dos Campeões da última temporada (Piqué, machucado, deu vaga a Keita, que começou a partida diante do Manchester United no banco), o Barcelona mal teve tempo para mostrar seu toque e controle de bola único.
Alexandre Pato iniciou jogada no meio de campo, passou por dois marcadores, abriu a defesa catalã – que atuou com dois zagueiros improvisados (Busquets e Mascherano) – e, na saída do goleiro Victor Valdés, bateu de chapa rasteiro no canto. Golaço com apenas 23 segundos de partida.
Com a desvantagem precoce, o técnico Pep Guardiola desmontou o esquema 4-3-3, deslocando Abidal para zaga e adiantando Daniel Alves para o meio de campo. Ofensivo em “condições normais”, o Barcelona atrás do placar foi mais incisivo ainda. Abidal e David Villa, aos nove e 11 minutos, respectivamente, quase igualaram o marcador.
Pato comemora gol do Milan contra o Barcelona (Foto: EFE)Pato comemora primeiro gol do Milan contra o Barcelona (Foto: EFE)
Messi entra no jogo
Aos 13, Lionel Messi começou a trabalhar e, após passar por dois rivais, chutou forte no canto e obrigou o goleiro Abbiati se esticar todo e colocar para escanteio. Explorando os contra-ataques, o Milan quase ampliou aos 16. Pato colocou no meio das pernas de Busquets e rolou para Boateng. O ganês, entretanto, não caprichou no arremate e mandou na arquibancada.
O ritmo intenso não parava. Dois minutos depois, Messi foi derrubado pelo volante Van Bommel, que ganhou cartão amarelo pela falta. Na cobrança, o camisa 10 bateu com esmero, mas a bola explodiu na trave para sorte de Abbiati.
Jogada ‘raio-x’ e gol do Barça
Melhor na partida e diante de um Milan que, apesar da raça, tecnicamente só conseguia ameaçar com Pato e Seedorf, o Barcelona conseguiu o empate aos 36. Com pouquíssimo espaço, Lionel Messi passou por três marcadores com se fosse um raio-x e cruzou na medida para Pedro só ter o trabalho de empurrar para os fundo das redes
Messi e Nocerino, Barcelona x Milan (Foto: Reuters)Messi disputa jogada com Nocerino. Argentino deu
passe para o 1º gol, mas não brilhou (Reuters)
Na volta do intervalo, após um primeiro tempo no qual o Barça teve 70% de posse de bola, o time anfitrião tratou de evitar qualquer surpresa do Milan e, logo aos quatro, virou o placar. Em cobrança de uma falta sofrida por Busquets, o atacante David Villa colocou a bola no ângulo de Abbiati e fez a festa.
Finalmente à frente do marcador, o Barcelona diminuiu um pouco o ritmo que havia imposto quando estava em desvantagem, mas, mesmo assim, seguiu dono do jogo. Assustado, o Milan se limitava a conter as investidas rivais, muitas vezes apelando para faltas, e só conseguiu aos 26 sua primeira finalização no segundo tempo. Pato cabeceou para tranquila defesa de Valdés.
Aos 30, o técnico rossonero Massimiliano Allegri sacou o volante Van Bommel e colocou o meia Aquilani, jogador com características mais ofensivas e recém-contratado junto ao Liverpool.
Thiago Silva garante a "vitória"
No entanto, nada mudou na partida e o Barcelona, sossegado, parecia que iria assegurar os três pontos na estreia. Parecia. Aos 47 minutos, Seedorf cobrou escanteio e o zagueiro brasileiro Thiago Silva subiu mais alto que toda defesa catalã, que já contava com Puyol que entrara no segundo tempo, e cabeceou sem chances para Valdés. Festa total do ex-jogador do Fluminense que até sambou na comemoração com Alexandre Pato para comemorar o vitorioso empate.
Confira a rodada desta terça-feira completa:
Grupo E
Chelsea 2 x 0 Bayer Leverkusen
Genk 0 x 0 Valencia
Grupo F
Borussia Dortmund 1 x 1 Arsenal
Olympiacos 0 x 1 Olympique de Marselha
Grupo G
Porto 2 x 1 Shakhtar Donetsk
Apoel 2 x 1 Zenit St. Petersburg
Grupo H
Barcelona 2 x 2 Milan
Viktoria Plzen 1 x 1 BATE Borisov
Thiago Silva comemora gol do Milan contra o Barcelona (Foto: AP)Thiago Silva comemora gol salvador do Milan contra o Barcelona (Foto: AP)

0 comentários:

Daiane dos Santos: 'Nesses dois anos e meio eu nem via ginástica. Doía' Após longo período afastada devido às cirurgias e à suspensão por doping, ginasta volta com bronze na Copa do Mundo e sonha com adeus em Londres

08:31 Unknown 0 Comentarios



As dores físicas não deram trégua. Daiane dos Santos suportou o que pôde até os Jogos Olímpicos de Pequim-2008. O joelho e o tornozelo teimavam em dar sinal de vida, e ela entendeu que era preciso dar um tempo e corrigir o problema se quisesse se despedir em grande estilo nos Jogos de Londres. Só que o período de ausência foi longo e ainda acrescido de cinco meses depois da punição pelo uso de furosemida. Para a dor da alma, que durou dois anos e meio, o remédio foi desligar a TV. Não queria ver, ouvir ou ler notícias sobre ginástica. Doía menos assim.
Daiane dos Santos no treino de ginástica (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)Daiane dos Santos durante o treino da seleção brasileira (Foto: Jorge Wiliam / Agência O Globo)
Hoje, de volta à seleção, Daiane consegue olhar para trás abrindo um grande sorriso. Faz mais que isso. Já olha para frente com a vontade de quem sonha mostrar por que um dia foi a dona do solo no mundo. Georgette Vidor queria vê-la assim, inteira. Durante o período em que esteve inativa, a coordenadora da seleção não se cansou de desafiar Daiane com declarações que colocavam em dúvida seu retorno à equipe nacional.
-  Eu tinha que fazer algo para mexer com ela. Queria ver a Daiane inteira. Não podia deixá-la passar por um ridículo, se expor. Ligava para ela após as entrevistas e explicava que não deixava de acreditar. Se não vou ter a Daiane de tempos atrás, pela idade e lesões, queria que ela mostrasse que não estava de brinquedo. E ela veio. Voltou. Estou muito animada  - disse a dirigente, que acredita que após encerrar a carreira a brasileira poderá ser como Nadia Comaneci, na defesa e divulgação do esporte.
Retorno que saiu melhor do que encomenda. Na primeira competição internacional, na Copa do Mundo de Ghent, no início do mês, conquistou a medalha de bronze no solo.  Agora quer vencer o desafio mais importante da temporada: assegurar a vaga olímpica da equipe durante o Mundial do Japão, em outubro. Daiane conversou com o GLOBOESPORTE.COM antes do embarque. Confira abaixo:

A volta
Estar de volta à seleção é sempre maravilhoso e tudo o que um atleta quer. Se você se acostuma a estar dentro da equipe nacional, quando fica fora dói. É dolorido, é difícil. Tanto é que nesses dois anos e meio eu nem via ginástica. Não assisti ao Mundial do ano passado, Pré-Pan, nada. Sabia de algumas coisas que as pessoas me falavam: "Nossa, a Jade ganhou medalha no salto". Eu sofria, queria ajudar e não podia. Se pudesse entrar na TV eu entraria. Não tinha o que fazer. Então, preferia não ver mesmo. Encontrava algumas meninas de vez em quando, mas não sabia muito do meio da ginástica. 
Noveleira
Novela eu via direto durante esse período (risos). Não podia fazer nada. Via muitos filmes também.  
Londres-2012
Nunca perdi o foco. Quanto aos comentários da Geô (Georgette Vidor), foi porque ela ficou três anos sem me ver. Para voltar, eu sabia que tinha que estar bem. Precisava voltar ao que era antes, mesmo depois da cirurgia também. Sempre quis ir para Londres, e a gente vai estar lá! O que ela não sabia era que não precisava me provocar porque eu também tinha esse foco. Durante esse tempo do trabalho visei isso.
Daiane dos Santos Meeting Internacional de Ginástica Natal (Foto: Ricardo Bufolin/Photo&Grafiia)Daiane se apresenta no solo no Meeting de Natal
(Foto: Ricardo Bufolin/Photo&Grafiia)
Momento mais difícil
O do doping foi o mais complicado porque eu não esperava ficar fora totalmente dos treinos e da seleção. Nenhum atleta espera isso. Foi difícil porque era algo que eu não podia controlar, como fazia com uma lesão. Não era uma coisa com que eu estava acostumada. É uma coisa que te estressa por inteiro e que roubou a minha energia total na época. Mas a gente aprende com tudo. O bom é que deu tudo certo. Mas até o julgamento foi complicado.
Reencontro com as companheiras
Elas estão mais maduras. A Priscila Corbello é a que conheço um pouco menos. Está tudo diferente. Era tudo menininha e agora está tudo mulher. Todo mundo maquiado, com luz no cabelo. Tomara que tenham essa maturidade que estão transparecendo no ginásio também. Que a gente possa ter essa maturidade no Mundial que é uma competição muito difícil e tensa. Assim como o Pan também. Temos duas buchas, digamos assim, uma depois da outra e teremos que estar muito bem preparadas e equipadas pra chegar lá bem.
Bronze em Ghent
Quando fui para a competição era para sentir os árbitros, como seria a receptividade deles, e saber como eu ia me portar na volta. Me falaram que a Copa estava forte, mas eu não sabia porque não estava vendo nada. A gente sempre vai pensando no melhor resultado que podia ter, mas não sabia qual seria ele. E foi sensacional. Tive muito elogio dos árbitros e de pessoas falando: "Que bom que você voltou." Teve um gostinho muito bom, e isso aconteceu pelo trabalho que foi feito. Consegui manter um nível bom, mas ainda tenho que melhorar mais um pouquinho.
Dores
O corpo está bem. Deu tempo de recuperar de tudo quanto é dor. Uma dorzinha sempre tem. Atleta de alto rendimento que fala que não tem nenhuma está mentindo. Não tem como treinar sete horas por dia e não sentir. Mas agora minhas dores são normais, de treino. Não tenho mais uma superdor no joelho ou no tornozelo como antes. Para 28 anos o corpo está bem.
Adeus
Por mais que pense nisso e tente me preparar, acho que ninguém consegue ficar pronto para um momento assim. Você faz e vive isso o dia inteiro... Parece que falta um pedaço. Mas acho que tem uma hora que você tem que parar, que não dá mais. E tem que parar bem,  não o esporte te expulsar.
Rio-2016
Vou ver a Dani (Daniele Hypolito) lá com meus dois filhinhos. Vou ajudar de outra forma. Se puder estar com o grupo, como dirigente, não sei como. Mas competindo não. Tenho 28 já!
Família 
Falo que vou ter dois filhinhos, mas não estou namorando agora. É complicado. Eu tinha namorado (atleta de jiu-jítsu), moramos juntos durante um ano, mas nossa rotina é difícil de entender. E a pessoa tem que ser muito compreensiva e nem tão ciumenta.
Planos após despedida
Já me falaram que eu posso ser dirigente, política, mas acho que para isso não basta falar bem. Tem que ter uma base muito boa. Tem que saber muito. As pessoas vão chegar e me cobrar. Eu nem tenho cargo político e os pais sempre cobram. Quem sabe?  Agora minha meta é tudo Londres. Depois de lá muda tudo de figura. Eu nunca descarto nada. Vamos esperar o que vai acontecer. Sou formada em Educação Física e dei um pouco de aula, fiz estágio no Pinheiros. Mas treinando desse jeito fica difícil fazer alguma coisa. Gosto muito de trabalhar com a base e quero ainda fazer projeto com crianças deficientes. Mas preciso estudar muito para isso. Não é um projeto que está na gaveta, ele está ali, só falta ter tempo para eu começar.

0 comentários:

Postagens mais recentes Página inicial Postagens mais antigas