Para técnicos e jogadores brasileiros, Neymar só fica atrás de Messi no ano

12:09 Unknown 0 Comentarios




Em simulação realizada pelo GLOBOESPORTE.COM com treinadores e capitães da Série A, santista é eleito o segundo melhor jogador do mundo


Rio de Janeiro

Somente no dia 5 de dezembro a Fifa divulgará os três finalistas ao prêmio de melhor jogador do mundo em 2011. Até lá, não será possível saber se Neymar - que está na lista dos 23 candidatos - quebrará o tabu e se transformará no primeiro atleta de um clube não europeu a figurar entre os três melhores do planeta. Na opinião de técnicos e jogadores brasileiros, o craque do Santos fica atrás somente do argentino Lionel Messi, favorito ao tricampeonato em janeiro.
Messi comemora gol do Barcelona contra o Porto (Foto: AP)Argentino Messi ainda é o melhor na opinião dos técnicos e jogadores brasileiros (Foto: AP)
Seguindo os moldes da eleição na Fifa, o GLOBOESPORTE.COM ouviu os treinadores e capitães dos 20 clubes do Brasileirão. Eles votaram, por ordem de preferência, nos três melhores jogadores do ano. Assim como na votação da entidade que comanda o futebol mundial, a posição do voto tem peso diferente: o primeiro recebe cinco pontos, enquanto o segundo, três, e o terceiro, um. Somente o técnico Vanderlei Luxemburgo, do Flamengo, não participou da simulação. Oito atletas foram lembrados, sendo que metade defende o Barcelona (veja os preferidos de técnicos e capitães no fim da matéria).
- O Messi está à frente dos demais. Não há comparação com ninguém. É o jogador mais completo do mundo. Já o Neymar atingiu um nível espetacular e faz uma grande temporada. Acredito que não ficará entre os cinco melhores, porque não atua na Europa. Mas, para mim, já está entre os melhores do mundo - argumentou o técnico Hélio dos Anjos, do Atlético-GO.
info melhor do mundo total (Foto: arte esporte)
Campeão europeu e espanhol, Messi encontrou em Neymar seu principal adversário na enquete, mas levou a melhor sobre o brasileiro. Com 165 pontos, o argentino foi lembrado por todos os 39 participantes. Desses, 25 o apontaram como o melhor, e 13 como o segundo jogador do mundo na atualidade. Apenas Felipão o colocou na terceira colocação.
O técnico do Palmeiras, aliás, foi o único a apontar Cristiano Ronaldo como o número 1. Na soma total, o português ficou na terceira colocação, com 47 pontos, bem atrás de Neymar. O atacante do Santos terminou com 112 pontos e recebeu 13 votos como melhor do mundo. Dorival Júnior, que teve problemas com ele no Santos, e Jorginho, integrante da comissão técnica que o deixou fora da Copa do Mundo de 2010, elegeram-no como o número 1 da atualidade.
O técnico Muricy Ramalho, que na última semana afirmou que Messi ainda é superior a Neymar, votou no seu comandado como o melhor do ano. Já Leão brincou e apontou o craque como o primeiro, segundo e terceiro melhor do mundo. Depois de alguma insistência, porém, deu votos para Messi e Cristiano Ronaldo.
Barça domina lista, e Loco cita compatriota
Outros 13 participantes apontaram Neymar como segundo e, para oito, ele é o terceiro do mundo. Entre os treinadores, apenas Tite não colocou Neymar entre os três melhores do ano. O goleiro Márcio (Atlético-GO) e os zagueiros Leonardo Silva (Atlético-MG) e Edmílson (Ceará) também não citaram o compatriota, assim como Ronaldinho Gaúcho, que, via assessoria de imprensa, votou apenas em Messi como o melhor.
- Neymar está entre os dez melhores, mas, apesar de ter um futuro brilhante, ainda não o considero como um dos três melhores - justificou Márcio.
Além do trio, outros cinco jogadores foram lembrados na simulação. O espanhol Xavi, finalista do prêmio da Fifa no ano passado, ficou na quarta colocação, com 13 pontos. Autor do gol que deu o título mundial à Espanha, em 2010, Iniesta aparece em quinto, com seis. Os dois são do Barcelona.
Além de Neymar, o único brasileiro na lista dos 23 melhores da Fifa é o lateral-direito Daniel Alves, também do Barça. Ele foi apontado por Márcio (Atlético-GO) e William (Avaí) como o terceiro melhor do ano.
Schweinsteiger, do Bayern de Munique, e Luis Suarez (Liverpool) receberam um ponto cada. O alemão foi citado pelo técnico Toninho Cecílio, do Avaí, e o uruguaio recebeu o voto do botafoguense Loco Abreu, companheiro de seleção uruguaia.
INFO Votos Melhor do Mundo 2 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)

0 comentários:

Postagem mais recente Página inicial Postagem mais antiga