Campeonatos nacionais pela Europa entram na reta decisiva

10:36 Unknown 0 Comentarios



Porto e Zenit podem ser campeões já neste fim de semana. 'Final' entre os times de Manchester agita Inglaterra; Real Madrid quase lá no Espanhol


A final da Liga dos Campeões já está definida. Mas, enquanto Bayern de Munique e Chelsea não entram em campo para a disputa do título continental, no encerramento da temporada, no próximo dia 19 de maio, na Allianz Arena, os campeonatos nacionais pela Europa entram na reta decisiva para conhecer os seus campeões. Um deles já saiu no fim de semana passado: o Borussia Dortmund, bi na Alemanha. A partir deste sábado, outros já podem garantir os troféus em seus países.
Em alguns casos, parece mesmo apenas questão de tempo para que os favoritos possam comemorar. Na Espanha, o Real Madrid está com sete pontos de vantagem sobre o arquirrival Barcelona, restando apenas quatro rodadas. Já neste fim de semana, os merengues podem soltar o grito de campeão caso vençam o Sevilla, em casa, e o Barça perca para o Rayo Vallecano.
Em Portugal, o Porto lidera com quatro pontos à frente do Benfica a três jogos do fim e também pode conquistar o caneco em caso de vitória com tropeço dos rivais, que enfrentam o Rio Ave. O Zenit St. Petersburg é outro que deverá faturar o caneco - neste caso, um empate com o Dínamo de Moscou, no sábado, já será suficiente.
MONTAGEM CHAMADA campeoantos europeus (Foto: Agência Getty Images)United e City farão 'final'; Real espera para soltar o grito; e Borussia já é campeão (Foto: Getty Images)
Na Inglaterra, Itália e França, no entanto, as incertezas deverão seguir por mais alguns dias. A Terra da Rainha vive a expectativa do dérbi de Manchester na próxima segunda-feira. Se vencer, o City assumirá a liderança e dependerá apenas de suas forças para levantar o caneco. Enquanto um triunfo praticamente garante o bicampeonato ao United.
Juventus e Milan são os postulantes ao título na Itália, mas não se enfrentem mais até o fim da competição. Como leva vantagem no confronto direto, a Velha Senhora teria de perder um jogo e empatar outro para que os rossoneros pudessem sonhar com o título. Na França, a disputa é entre Montpellier e o milionário Paris Saint-Germain, com o Lille correndo por fora.
Confira o balanção preparado pelo GLOBOESPORTE.COM:
CompetiçãoTimes
CampeonatoBorussia Dortmund
Liga dos CampeõesBorussia, Bayern, Schalke e Mönchengladbach
Liga EuropaStuttgart e Leverkusen (Hannover e Werder Bremen ainda sonham)
RebaixamentoKaiserslautern e Hertha Berlin. Colônia (30), Augsburg (34) e Hamburgo (35) disputam vaga no mata-mata
PromoçãoEintracht Frankfurt e Greuther Fürth garantidos. Fortuna Düsseldorf, St. Pauli e Paderborn 07 disputam vaga no mata-mata
ArtilheiroHuntelaar e Mario Gómez - 25 gols
CopaFinal: Borussia x Bayern (12/05)
SituaçãoFaltam duas rodadas
O Borussia Dortmund mostrou que a campanha do último ano não havia sido uma exceção e confirmou o bicampeonato alemão com três rodadas de antecedência. Apostando mais uma vez em jovens como o japonês Kagawa e o alemão Götze, apelidados de "novos Messis", além de contar com os gols do polonês Lewandowski, os aurinegros deixaram para trás o Bayern de Munique, finalista da Liga dos Campeões. Foi o oitavo título do clube, agora colado no Nuremberg (9), mas ainda muito longe dos rivais bávaros (22), contra quem fará a decisão da Copa da Alemanha.
Houve, no entanto, uma grande surpresa: de quase rebaixado na última temporada, o Borussia Mönchengladbach se destacou e deve figurar na próxima edição da Liga dos Campeões, já que o país ganhou a vaga extra da Itália (agora são quatro). Duas de suas estrelas, porém, já estão fora: o meia Marco Reus irá ao Borussia Dortmund, enquanto o zagueiro brasileiro Dante será reforço do Bayern.
CompetiçãoTimes
CampeonatoReal Madrid ou Barcelona
Liga dos CampeõesReal, Barça, Valencia e Málaga (Levante, Atlético de Madri, Osasuna, Athletic Bilbao, Sevilla, Espanyol e Getafe ainda sonham)
Liga EuropaLevante e Atlético (Osasuna, Bilbao, Sevilla, Espanyol e Getafe ainda sonham)
RebaixamentoRacing Santander, Sporting Gijón e Zaragoza (Villarreal, Granada, Rayo Vallecano e Real Sociedad com chances)
PromoçãoDeportivo La Coruña e Valladolid (outros tantos times com chances de ir ao mata-mata)
ArtilheiroCristiano Ronaldo (42)
Copa do ReiFinal: Barcelona x Bilbao (25/05)
SituaçãoFaltam quatro rodadas
Real Madrid e Barcelona decepcionaram nas semifinais da Liga dos Campeões, mas ao menos os merengues deverão ter um consolo melhor. Restando quatro rodadas para o fim do Campeonato Espanhol, o time de Cristiano Ronaldo tem o título nas mãos - basta vencer dois jogos. Os catalães, por sua vez, têm pela frente a final da Copa do Rei contra o surpreendente Athletic Bilbao, comandado pelo argentino Marcelo Bielsa, e que também está na decisão da Liga Europa.
Se Real e Barça dividem o protagonismo com uma diferença de qualidade incomparável aos demais, o chamado segundo pelotão é notório pelo seu equilíbrio. A diferença do terceiro colocado (Valencia) ao 11º (Getafe) é de dez pontos. Ou seja: matematicamente, todos ainda sonham com uma vaga em uma das competições europeias.
CompetiçãoTimes
CampeonatoMontpellier, Paris Saint-Germain ou Lille
Liga dos CampeõesMontpellier, Paris Saint-Germain e Lille (Lyon, Rennes, Saint-Étienne e Toulouse ainda sonham)
Liga EuropaLyon (Rennes, Saint-Étienne e Toulouse com chanes)
RebaixamentoAuxerre, Sochaux e Brest (Ajaccio, Caen, Dijon, Lorient, Valenciennes e Nice estão na briga)
PromoçãoBastia, Reims e Troyes (outros tantos times na disputa)
ArtilheiroOlivier Giroud (Montpellier) - 20 gols
Copa e Copa da LigaFinal: Lyon x Quevilly (sábado); Olympique de Marselha
SituaçãoFaltam cinco rodadas
O início foi promissor, os milhões trouxeram os reforços desejados no meio da temporada, mas a vida do Paris Saint-Germain não tem sido fácil na França. Sem levar título de Copa ou Copa da Liga, a equipe dos brasileiros Nenê, Thiago Motta, Alex e Maxwell luta contra o modesto e líder Montpellier, do artilheiro Olivier Giroud, para se sagrar campeã no maior torneio do país. A vantagem é de dois pontos a cinco rodadas do fim.
Outrora figura dominante, o Lyon deverá ter de se contentar com uma vaga na Liga Europa, já que a diferença para o Lille, atual campeão e terceiro colocado, é de seis pontos. É mais provável que o time de Michel Bastos e Cris dispute o quarto lugar com Rennes, Saint-Étienne e Toulouse. Neste sábado, porém, o Lyon poderá levantar o troféu da Copa da França caso derrote o Quevilly, da Terceira Divisão, no Stade de France, palco da decisão da Copa do Mundo de 1998.
CompetiçãoTimes
CampeonatoManchester United ou Manchester City
Liga dos CampeõesUnited, City, Arsenal e Newcastle (Tottenham e Chelsea também sonham)
Liga EuropaTottenham (Arsenal, Newcastle e Chelsea com chances)
RebaixamentoWolverhampton, Blackburn e Bolton (Wigan, Queens Park Rangers e Aston Villa ainda não se livraram)
PromoçãoReading garantido. Southampton e West Ham disputam vaga direta. Outros três formarão o mata-mata.
ArtilheiroVan Persie (Arsenal) - 27 gols
Copa e Copa da LigaFinal: Chelsea x Liverpool (05/05); Liverpool
SituaçãoFaltam três/quatro rodadas
De todos os campeonatos, talvez o único que se aproxime de uma final é o Inglês. Na próxima segunda-feira, dia 30, Manchester City e Manchester United farão um clássico com contornos decisivos no City of Manchester. Pode ser a oportunidade para os Diabos Vermelhos descontarem a goleada sofrida por 6 a 1 no primeiro turno, o que ainda significaria praticamente o título. Caso saiam derrotados, no entanto, os rivais é que assumirão a liderança e terão caminho livre.
A disputa pelas duas vagas restantes na Liga dos Campeões também está em aberto. O Arsenal, do artilheiro Van Persie, é o favorito, mas tropeçou recentemente e abriu espaço para Newcastle, Tottenham e Chelsea. Os Blues, inclusive, poderão encerrar a temporada como a melhor da última década se conquistarem a Liga dos Campeões em finalíssima diante do Bayern, em Munique. O time do brasileiro Ramires ainda está na final da Copa da Inglaterra contra o tradicional Liverpool, campeão da Copa da Liga, mas decepcionante na Premier League.
CompetiçãoTimes
CampeonatoJuventus ou Milan
Liga dos CampeõesJuventus, Milan e Lazio (Napoli, Udinese, Inter de Milão e Roma ainda sonham)
Liga EuropaNapoli e Udinese (Inter de Milão, Roma, Catania e Parma têm chances)
RebaixamentoCesena, Novara e Genoa (Lecce, Fiorentina, Cagliari e Palermo com chances)
PromoçãoTorino e Verona estão se classificando direto. Outros quatro irão ao mata-mata
ArtilheiroIbrahimovic (Milan) - 24 gols
CopaFinal: Juventus x Napoli (19/05)
SituaçãoFaltam quatro rodadas
Zlatan Ibrahimovic tem feito mais gols do que costuma, mas a sua fase artilheira não parece suficiente para brecar o reerguimento do Juventus. Depois de um certo ostracismo, a Velha Senhora apoiou-se na reconstrução do seu elenco e na força da torcida em seu novo estádio para liderar o Campeonato Italiano a quatro rodadas do fim e chegar à final da Copa da Itália, contra o Napoli.
Assim como no Espanhol, a briga pela única vaga restante na Liga dos Campeões e as duas na Liga Europa também está animada: Lazio, Napoli, Udinese, Inter de Milão e Roma ainda sonham disputar uma competição continental em 2012/2013. Os nerazzurri aparecem como candidatos em ascensão depois que o técnico Andrea Stramaccioni assumiu o clube.
CompetiçãoTimes
CampeonatoPorto
Liga dos CampeõesPorto, Benfica e Braga (Sporting ainda sonha)
Liga EuropaSporting e Marítimo (Braga e Vitória de Guimarães com chances)
RebaixamentoUnião de Leiria e Feirense (Académica, Beira-Mar e Rio Ave não se livraram)
PromoçãoEstoril e Moreirense (Desportivo Aves, Naval 1º de Maio e Leixões sonham)
ArtilheiroLima (Braga) - 19 gols
Taça e Taça da LigaFinal: Sporting x Académica (20/05); Benfica
SituaçãoRestam três rodadas
O Benfica parecia estar mais forte para voltar ao topo, o Braga ameaçou liderar o campeonato contando com os gols do brasileiro Lima, mas o Português deverá novamente ser do Porto. Com quatro pontos de vantagem, o Dragão será bicampeão neste fim de semana se passar pelo Marítimo e contar com um tropeço dos encarnados diante do Rio Ave. Restam três rodadas.
Entre as Taças, o time do atacante brasileiro Hulk passará em branco. Além de chegar às quartas de final da Liga dos Campeões e quase eliminar o Chelsea, o Benfica se sagrou campeão da Taça da Liga. Já a decisão da Taça de Portugal será entre Sporting, semifinalista da Liga Europa, e Académica, no próximo dia 20 de maio.
CampeonatoCampeão
Liga dos CampeõesBayern de Munique ou Chelsea (19/05)
Liga EuropaAtlético de Madri ou Athletic Bilbao (09/05)
HolandaAjax, AZ ou Feyenoord
UcrâniaShakhtar ou Dínamo de Kiev
TurquiaGalatasaray ou Fenerbahçe
RussoZenit St. Petersburg ou Dínamo de Moscou
Nos campeonatos de menor expressão, foi o Zenit St. Petersburg quem se tornou o protagonista. A equipe, que repatriou o meia Arshavin, ex-Arsenal, deverá vencer o Campeonato Russo após longo inverno - a competição durou quase um ano e meio para o calendário ser ajustado aos dos outros países europeus. O milionário Anzhi decepcionou e ainda não deverá figurar na Liga dos Campeões - a equipe está em sexto, fora até da zona de classificação para a Liga Europa.
Na Turquia, o Galatasaray aproveitou-se de sua melhor campanha na primeira fase para liderar o quadrangular final, mas já vê o Fenerbahçe se aproximar. O time de Felipe Melo ainda enfrentará o de Alex e Cristian na última rodada, prevista para o dia 12 de maio, em clássico que deverá pegar fogo. Em outra rivalidade, Shakhtar e Dínamo de Kiev decidem o título do ucraniano na reta final. A vantagem é da equipe formada pelos brasileiros Willian, Luiz Adriano, Alex Teixeira, entre outros.
Se não conseguiu emplacar um finalista na Liga dos Campeões após as eliminações de Real Madrid e Barcelona, a Espanha já pode celebrar o título na Liga Europa. Isso porque Atlético de Madri e Athletic Bilbao decidirão a competição no dia 9 de maio, na Romênia.

0 comentários:

Postagens mais recentes Página inicial Postagens mais antigas